Programa de Segurança Comportamental
Como as empresas brasileiras fazem seu planejamento de segurança?
Está aí o grande problema… A maioria não possui um planejamento estratégico de segurança. Pesquisa de 2020 revela que apenas 10% das empresas brasileiras possui plajejamento estratégico.
Outra pesquisa Tiffany & Peterson (1998) mostra que empresas que empresas que possuem planejamento estratégico possuem em média 50% mais lucro e crescimento do que as que não fazem.
A ausência de formato de gestão eficiente com atenção a controles e resultados, inclusive em segurança dificultam o crescimento do negócio.
No tema segurança do trabalho, a ausência de um programa com planejamento estratégico amplo leva a organização a resultados frequentemente indejejados, baixa performance, alta rotatividade de empregados, acidentes e doenças do trabalho, comportamentos de risco, falta de engajamento, motivação e consequente baixa produtividade, etc.
Avaliamos o clima e a cultura de saúde, segurança da sua empresa considerando diferentes dimensões a partir do método Hearts&Minds (Corações e Mentes), e fazemos isso através do diagnóstico de cultura de segurança.
O foco é compreender em que nível de maturidade em SST a organização se encontra, as crenças, atitudes e ausências de atitudes que acabam por moldar o comportamento dos trabalhadores (comportamentos seguros ou de risco).
A partir do diagnóstico, identificamos a os pontos de melhoria, e no plano de trabalho apontamos as poucas coisas que a empresa precisa observar, para avançar ao próximo nível, e impulsionar a mudança de comportamentos dos empregados.
Nosso plano provoca a transformação cultural, e assim o efeito colateral é a melhoria gradativa e duradoura dos comportamentos dos trabalhadores.
O que acontece se um líder ou gestor na operação passa por um colaborador que não está utilizando o EPI correto para desempenhar o trabalho e ignora o fato?
Este comportamento está imprimindo na mente inconsciente do trabalhador a não seguir as regras de segurança, e isso faz com que o risco do acidente passe a ser aceito por ele, e talvez por todos.
São detalhes sutis que podem desempenhar um papel importante na segurança em geral, e esse comportamento mútuo dos trabalhadores e líderes são um dos fatores primordiais para a ocorrência dos acidentes de trabalho.
Através do que os líderes fazem e do que focam, eles moldam a cultura que impulsiona o desempenho, influenciam os sistemas e processos. E são esses processos e sistemas que definem a cultura os resultados de segurança.
O interessante é que quando melhoramos os padrões de segurança toda a empresa ganha com isso, o clima de trabalho melhora, a motivação aumenta, a produtividade e qualidade dos produtos aumentam também.
As soluções de Liderança Efetiva da Viver + Segurança Comportamental desenvolvem líderes que impulsionam o desempenho de segurança, pois:
-
- Garantem um nível mais consistente de atenção e alerta para a Segurança.
- Instrui o líder nas poucas coisas que ele precisa focar para ter os melhores resultados.
- Constrói o compromisso de supervisores e gerentes com a Segurança.
- Produz um melhor accountability (responsabilização) em cada nível organizacional.
- Garante a implantação consistente e sustentável do seu sistema de gestão de segurança.
Nossa tecnologia guia as empresas na melhoria da sua performance de segurança, usando abordagens positivas e fundamentadas na ciência da engenharia comportamental para garantir a sustentabilidade da cultura de segurança no longo prazo. Assim você não fica dependente de consultores para fazer a segurança acontecer.
Envie-nos uma mensagem ou agende uma reunião com nossa equipe.