Sistema 1 e Sistema 2: Até 95% do tempo, estamos no piloto automático…
Sabia que em até 95% do tempo, o trabalhador está no piloto automático? E se eu disser que você e eu também? O conceito “sistema 1 e sistema 2” explicam porque isso acontece.
No livro Rápido e Devagar, o Psicólogo e Economista Daniel Kahneman nos apresenta o conceito “sistema 1 e sistema 2”. Esse conceito é validado cientificamente, e também é conhecido como “sistema quente e sistema frio”, “sistema rápido e devagar”.
APRESENTANDO OS CONCEITOS
O sistema 1 é rápido, paralelo, automático, inconsciente e dirigido por emoções e associações. Já o sistema 2 é lento, sequencial, deliberativo, baseado em regras e que utiliza cálculos conscientes para chegar a decisões.
Esses conceitos eu apresento de forma profunda nas empresas, nos nossos treinamentos de percepção de risco uqe ministramos. Basicamente segundo o conceito, nossa mente para economizar energia (afinal, nosso corpo todo adora isso), ativa o piloto automático (sistema 1) sempre que se sente segura.
Antes nossos predadores eram o tigre de bengala e outros animais, atualmente os predadores são outros, desaprovação social, atropelamento, violência (dos mais variados tipos), riscos de acidente…
Quando “acreditamos estamos longe desses cenários”, e quando nos sentimos seguros, em locais habituais, entramos no modo piloto automático (sistema 1).
UTILIZANDO O SISTEMA 1
O piloto automático é muito eficiente, e nos permite executar tarefas rotineiras (e até atividades que exigem atenção) e atividades que estamos habituados a fazer com relativa segurança.
Você e eu, por exemplo, quando conhecemos bem o caminho dirigimos no piloto automático, e só voltamos a estar 100% presentes (sistema 2) quando algo fora do habitual acontece, como por exemplo, um cachorro atravessa na frente do carro! Nesse cenário uma onda de adrenalina percorre nosso corpo, e agimos em questão de até milissegundos.
Nós passamos no semáforo sem errar, trancamos a porta do carro, trancamos a porta de casa, dirigimos durante minutos indo para o caminho errado, e fazemos tudo isso sem pensar!
A nossa mente subconsciente que assume a condução quando nos sentimos seguros é o piloto automático (sistema 1). Ela é feita de:
➡️ Programas que nos permitem andar, falar, conduzir, etc;
➡️ Memórias relativas a todas as nossas experiências;
➡️ Crenças sobre a vida, sistema de liderança da empresa, exemplos que vemos no trabalho, e o mundo;
➡️ Hábitos que foram adquiridos através da repetição de comportamentos;
CONHECENDO O SISTEMA 2
O sistema 2 é o processo mental consciente e deliberado, que exige esforço e atenção. Ele é responsável por atividades que requerem raciocínio lógico e análise cuidadosa, como resolver problemas matemáticos, aprender um novo idioma e tomar cuidados conscientes em trabalhos de alto risco.
O sistema 2 é capaz de controlar as respostas do sistema 1, corrigindo erros e tomando decisões mais precisas e ponderadas.
Embora o sistema 1 e sistema 2 trabalhem juntos no cérebro humano, eles podem entrar em conflito em certas situações. Quando as pessoas são confrontadas com informações complexas ou inesperadas, o sistema 1 pode tomar uma decisão rápida e instintiva que não é necessariamente a melhor opção. Nesses casos, o sistema 2 pode intervir para analisar a situação mais cuidadosamente e tomar uma decisão mais informada.
CONCLUSÃO: SISTEMA 1 E SISTEMA 2
Importante notar que é impossível viver no sistema 2 (em estado de alerta) o tempo todo. Isso porque o sistema 2 exige muito esforço mental (gasta muita energia), e isso levaria nosso corpo a exaustão mental em pouco tempo.
Dizer para o trabalhador “esteja alerta o tempo todo durante a tarefa”, ou “trabalhe com atenção” é extremamente ineficaz porque é extremamente irrealista! Ninguém consegue se manter em estado de alerta durante muito tempo.
Já que durante até 95% do tempo estamos no piloto automático (sistema 1). Nosso desafio como prevencionistas é:
- Tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível: para que mesmo o trabalhador estando no sistema 1 (o que é inevitável) os acidentes de trabalho não ocorram.
- Aprender sobre o nível de atenção (nível de alerta, sistema 2): e assim aprender a gerenciar nosso nível de atenção, e ensinar essas técnicas também para os trabalhadores.
Quando o trabalhador aprende a ativar o sistema II é possível manter a atenção certa durante um curto período de tempo, e assim, evitar acidentes de trabalho.
Você já conhecia a teoria do “sistema 1 e sistema 2”?
Nos conte no campo de comentários.
Gostou da publicação? Compartilhe o link dela com os seus amigos.
8 Passos para te guiar na evolução da cultura de segurança
Programa de Comportamento Seguro.
Punição na segurança do trabalho: Será que dá certo?